INTEGRAÇÃO

Seminário de Defesa e Segurança na UEA traça panorama promissor para a indústria de defesa na Amazônia

A Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil, com seu expressivo potencial, foi um dos destaques, revelando oportunidades promissoras para as empresas amazonenses


Manaus (AM) – Em um encontro que uniu os setores de defesa, indústria e academia, o Comando Militar da Amazônia (CMA) marcou presença no Seminário de Defesa e Segurança realizado pela Agência de Inovação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Realizado no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA) em parceria com o Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (CIEAM), o evento ofereceu um panorama completo do mercado de defesa, revelando oportunidades de negócios inexploradas para as empresas da região e impulsionando a diversificação da matriz econômica do Amazonas.

Continua depois da Publicidade

Com o objetivo de apresentar um panorama abrangente do mercado de defesa, o seminário explorou as diversas vertentes que compõem esse setor crucial. A Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil, com seu expressivo potencial, foi um dos destaques, revelando oportunidades promissoras para as empresas amazonenses.

Ao longo dos dois dias de seminário, os participantes mergulharam em temas relevantes para o setor de defesa, como conflitos bélicos e tecnologia, tendências do mercado, defesas tecnológicas, pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), integração, defesa, indústria e academia. Um dos pontos altos do evento foi a apresentação sobre “Defesas Tecnológicas do Setor de Defesa no Brasil – Projetos Estratégicos e seus Desdobramentos”, em que o Coronel Luiz Cláudio, do Núcleo de Estudos Estratégicos do CMA, ressaltou projetos na área do Comando Militar da Amazônia (CMA). Dentre os destaques estavam o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e o programa Amazônia Protegida.

No segundo dia de seminário, a palestra “Pensando o futuro do SisDIA (Cultura Maker)”, em que o engenheiro Racy Junior de Souza Dias, destacou o Colégio Militar de Manaus (CMM) com o Projeto Oficina Maker, no envolvimento com a tecnologia, impressão 3D, robótica e desenvolvimento de software.

Continua depois da Publicidade

blank

A cultura maker (faça você mesmo) estimula a evolução da escola tradicional, como enfatizou o Comandante do CMM, Coronel Alexandre Magno. “Com algo prático, os alunos têm a oportunidade de trabalhar conceitos que antes eram vistos em sala de aula de uma maneira mais abstrata”. O Colégio Militar de Manaus está concorrendo ao prêmio World’s Best School Prizes (Prêmio Melhores Escolas do Mundo) na categoria “Inovação”.

Continua depois da Publicidade

Neste último dia de evento, estiveram presentes o Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia (CMA), General Triani e o Comandante do Instituto Militar de Engenharia, General Galdino.