AVANÇO

PL de Dr. Daniel, que prevê ‘Campanha de Conscientização sobre a Saúde do Homem’, é aprovado na CMM

A iniciativa visa quebrar as barreiras do preconceito e combater a falta de informação sobre a saúde do homem


O Projeto de Lei (PL) de nº 204/2023, de autoria do vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Republicanos), que estabelece a criação da “Campanha de Conscientização sobre a Saúde do Homem”, em Manaus, foi aprovado no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (12/08). Após aprovação, o PL segue à sanção do prefeito da cidade.

Foto: Freepik

A iniciativa visa quebrar as barreiras do preconceito e combater a falta de informação sobre a saúde do homem.

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“Infelizmente, ainda é cultura do homem ter tendência a ser disperso em relação aos cuidados com a saúde, deixando de fazer consultas médicas, mesmo existindo inúmeros exames e tratamentos que podem ser feitos para impedir o agravamento de doenças. Esse projeto vem para quebrar essa barreira, incentivando os cuidados com a saúde da população masculina”, pontuou o vereador, que também é profissional da saúde.

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Foto: Elissa Nunes

Dentre os objetivos da campanha, destacam-se: sensibilizar sobre a necessidade do autocuidado, divulgar os dados relativos à morbidade e à comorbidade de acordo com as faixas etárias, esclarecer sobre os fatores de risco e apontar as medidas de prevenção, proteção e atenção à saúde do homem, incentivar a realização de exames preventivos, definindo-os e disponibilizando-os na rede Municipal de Saúde, além de promover debates, palestras e ações voltadas para o tratamento de usuários de drogas e divulgar as atividades e programas voltados para a questão.

O projeto reforça as ações nacionais e municipais já existentes. A divulgação da campanha deverá ser realizada por intermédio dos meios de comunicação e nas redes sociais oficiais do município, sempre de forma dinâmica e com linguagem de fácil entendimento pelo público masculino.

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Influência – De acordo com levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico, tiveram a influência da mulher ou de filhos. O estudo revela que mais da metade desses pacientes adiaram a ida ao médico e já chegaram com doenças em estágio avançado. Por isso a importância da campanha.

 

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